Páginas

domingo, 13 de agosto de 2023

Sodoma e Gomorra * interpretação

Na vida, também existem dois elementos valiosos: a inteligência e o conhecimento. Nem sempre a inteligência e o conhecimento estão juntos numa expressão, pois, enquanto a inteligência é um elemento da natureza humana, o conhecimento é um elemento relacionado a importância de se buscar no mundo as verdades das coisas. Também conhecida como verdade objetiva.

Bem, parece comum ver uma espécie de pegadinha, ou confusão, em relação a inúmeros conteúdos importantes da vida. Tal questão aparece em expressões voluntárias emitindo opiniões sobre temas como sendo uma verdade, porém sem possuir do tema o necessário conhecimento. Em outras palavras, opiniões ecoando de forma oca por não contarem com a necessária verdade objetiva da questão.

Vou deixar aqui uma pequena interpretação sobre Sodoma e Gomorra. Uma verdade objetiva da história. Sodoma e Gomorra também é uma poderosíssima história bíblica revelando uma forma de existência que a humanidade também tende ao risco de viver. A história, do ponto de vista bíblico, mostra a causa que leva a humanidade a se perder...

Sodoma e Gomorra é a figura do transbordar da maldade devido ao afastamento de Deus. Santo Tomás de Aquino fala dos atributos de Deus. Ele é o sumo poder, o sumo conhecimento, a suma beleza, a suma bondade, o sumo bem, etc. O afastamento de Deus, como Fonte, trás um distanciamento de todas as coisas. Assim, afastar-se de Deus é afastar-se do bem e da bondade. Quando a criatura humana age assim, ela se animaliza, degrada, é dominada nada mais que pelos instintos do prazer. Deixa de pensar, deixa o juízo, a razão, a sensatez. Em Sodoma e Gomorra o cálice de Deus transborda.

É mencionado que Deus se arrepende de ter criado o homem. É uma linguagem antropomórfica que manifesta a decepção com a degradação humana. A degradação trás a queda, a destruição. E isso se prova na história, porque todo império humano ruiu antecipado pela degradação moral. A saída da família de Ló, com a ordem de não olhar para trás, expressa a decisão radical que a criatura humana precisa ter para romper com o mal a fim de se acertar no caminho rumo ao bem, caso contrário a destruição vem, a destruição paralisa.

Talvez, a Bíblia pode ter entrado em um período da história em que foi extraído dela uma parte para uso comercial. O comércio possui características do tipo: turbulento, barulhento, vantajoso, etc. O comércio confunde. O extrair uma parte pode ser chamado de fragmentação. É uma parte do todo sendo explorada. A questão é o cuidado com o não esquecer do profundo valor existente na verdade objetiva. Como bem diz o ditado: "Não jogar fora o bebê junto com a água do banho". A Bíblia é um livro SAGRADO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário