Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cobra * Política * Crise * Brasil * DEUS * Paraíso * Adão * Eva * Serpente

Popularmente chamada de cobra-de-duas-cabeças ou cobra-cega. Mas, seu nome real parece ser Anfisbena. Para mim, simplesmente cobra que me faz pensar em serpente.
Aliás, todas às vezes que vejo essa espécie vem a minha lembrança o livro de Gênesis.
Recebi também, quando criança, o ensinamento sobre a criação da vida. Leve em consideração que vou escrever nesse trecho a história sendo contada para uma criança.
Então, quando chega na criação humana, eis que Deus cria o homem (Adão) e vendo-o só percebe que a ele faltava uma companhia. Dessa forma, Deus o adormece para tirar da sua costela a mulher (Eva). Os dois podiam usufruir de tudo que havia no paraíso, menos do fruto (maça) de uma árvore – o fruto proibido. A mulher, seduzida pela serpente (diabo) que estava na árvore, desobedece a Deus. Ela come o fruto e dá ao homem para comer também.
Resumo desse princípio, todos sabem, os dois foram expulsos do paraíso.
Saindo da forma [resumida] como escutei a história na infância.
No princípio da formação psíquica, uma história escutada sistematicamente, obviamente tende a afetar. O entendimento sobre a vida está sendo elaborado pelo consciente, o que envolve formação de conceito, certezas, e por aí afora... Aliás, lembrei aqui, vai ver que é por isso que maça (a escolhida para simbolizar) não é uma fruta de que gosto – mas, isso não vem ao caso. rsrs
Pois é! Tudo passa e vira história pra contar. Até o próprio paraíso, registrado em Gênesis, passou... Mas, parece que esse não passou sem deixar revelações interessantes - que nada tem haver com a fantasia popularizada de Eva ter feito Adão pecar. Aliás, sobre isso, se Deus criou o homem, para ele tudo disse, e depois criou a mulher, parece importante levar em consideração que a mulher só poderia saber que era proibido comer o fruto se Adão tivesse lhe transmitido o que escutou de Deus. Ou seja, se Deus explicou para o homem o que não era permitido, obviamente isso demonstra que o homem só poderia saber recebendo a explicação. Com a mulher, que veio depois, não seria diferente - ela também precisava escutar para saber. Aqui temos dois pontos: (1) a sorte de Deus ter criado primeiro o homem. Pois, se tivesse criado primeiro a mulher, tudo seria explicado para o homem nos mínimos detalhes. Dessa forma, os dois estariam até os dias atuais vivendo no paraíso e nós não existiríamos; (2) as mulheres que tem sentimento de culpa sem nada ter feito, que tem uma sensação estranha de culpa sem saber de onde vêm (...) o paraíso não acabou por culpa da mulher. Eva não recebeu o recado. Ok?
Mas, a questão aqui é outra, que parece nos revelar uma realidade da essência humana, que não desaparece no tempo e espaço. Uma realidade que podemos facilmente perceber na atualidade prejudicando muito o Brasil. Essa realidade é a dificuldade que o ser humano tem de assumir responsabilidade pelos seus atos.
Então, quando Deus retorna ao paraíso e percebe Adão escondido, questiona o motivo. Eis que ele culpa Eva por ter comido do fruto proibido, já Eva, mais que depressa, joga a culpa para a serpente. Infelizmente, é preciso reconhecer que desse triângulo (homem x mulher x serpente) somente a serpente teve caráter, diante de Deus, de assumir sua condição falha, de assumir o seu mal. Em outras palavras, o cenário parece demonstrar que somente a serpente se submeteu e/ou respeitou verdadeiramente a superioridade de Deus – sabendo que nada podia ser escondido de Deus a serpente não buscou nada e ninguém para culpar. Resultado disso? A vida seguiu, tomou novos rumos. Foi ruim? Para mim não. Adorei ter nascido.
O que existe para observamos na realidade? Será muito difícil o meio político conseguir transformar a realidade atual enquanto determinados indivíduos com função política não conseguirem se responsabilizar por seus atos, assumirem o seu mal.
Enquanto isso não acontecer, haja paciência para ficar assistindo repetidamente o cenário final do paraíso (Adão e Eva diante de Deus depois do fruto comido). "A culpa foi dele(a)". "A culpa não é minha". "Não foi eu que fiz". "Eu não sei de nada". "Isso não me pertence". E por aí afora... 
Haja paciência...
Paz e bem!
Sandra Valeriote



Um comentário:

  1. Se cada um reconhecesse seus erros desde o princípio da criação... acredito que não haveria tantas pessoas dissimuladas.....hipócritas.... Gostei muito desta postagem amiga Sandra Valeriote.....

    ResponderExcluir