Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Sobre a confiança


***********************
“[O] elo social mais forte e mais fecundo é o que tem por base a confiança recíproca – entre homem e mulher, entre pais e filhos, entre um chefe e os homens que ele dirige, entre cidadãos de uma mesma pátria, entre doente e médico, entre alunos e professores, entre prestamista e prestatário, entre indivíduo empreendedor e comanditários – ao passo que, inversamente, a desconfiança esteriliza.” Alain Peyrefitte, A sociedade da confiança.
                             ***********************
“Parecendo tão insignificante, a malícia, contudo, fere a individualidade humana no mais profundo da integridade do próprio que a usa, porque o distrai da dignidade e da atenção que ele se deve a si mesmo, distrai-o do seu próprio caso pessoal, da sua simpatia ou repulsa, da sua bondade ou da sua maldade, legitimando ambas no seu segredo emocional.” Almada Negreiros.
                             ***********************
“Não existe mais que uma e uma só fórmula para fazer de um homem um homem autêntico: a fórmula que prescreve a ausência de toda fórmula. Nossos ancestrais tinham uma bela palavra que resumia tudo: a confiança.” Franz Rosenzweig.
                             ***********************
“Quem perdeu a confiança não tem mais o que perder.” Públio Siro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário